O que é saúde mental
De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental pode ser compreendida como um estado de bem-estar aonde o indivíduo se torna capaz de usar suas habilidades de forma ampla, e tendo a facilidade de poder se recuperar e dar significado às demandas ou estresses do dia a dia e ainda assim ser produtivo.
Portanto, ter saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais. Na adolescência por exemplo, os fatores de risco levam a ausência de ter uma estabilidade emocional está relacionado a questões de mudança físicas, emocionais e sociais, assim como estarem expostos à pobreza, abuso ou violência, pode os tornar os adolescentes vulneráveis a ter condições de uma saúde mental.
Como ter uma boa saúde mental
Ter saúde mental uma boa saúde mental, está relacionado à maneira como uma pessoa
reage às exigências da vida, ou seja, com a capacidade deste, em lidar com as
exigências da vida e a forma como harmoniza seus desejos, capacidades,
ambições, ideias e emoções. Ter saúde mental é nada mais do que estar bem
consigo mesmo e com os outros ao seu redor.
Um fato importante que cabe destaque é que, muitas pessoas associam saúde mental a doença mental. Como já foi mencionado, ter saúde mental vai muito além do que a ausência de uma doença mental (exemplo, ter uma depressão ou ser diagnosticado com algum outro transtorno mental).
Sendo assim, pessoas mentalmente saudáveis sabem, que pessoas de modo geral não são perfeitas, e que todos possuímos limites e que não se pode ter tudo e não há tudo para todos, isso é, sabem lidar com as frustrações que a vida proporciona.
São pessoas que frequentemente como todos vivenciam uma série de emoções tais como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração, porém essas pessoas lidam melhor com os desafios e as mudanças do dia a dia com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando se encontram em dificuldade ou como conflitos, perturbações, traumas.
0 Comentários